Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Testemunhos

nota: foram retiradas duas mensagens desta lista a pedido do autor das mesmas.
_______________________
Madrid, 26 de Julho 2008

Exmos. Srs. Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva,

Há já alguns anos que os nossos caminhos coincidiram, encontrando na prestigiosa instituição que é o MAC, um lugar único onde a efervescência artística se conjuga com a energia e força de vontade necessária para poder levar ao cabo tantos projectos. Mais que uma simples galeria de arte, o MAC soube convertir-se num centro cultural e artístico de todo o mundo lusófono.
É com grande prazer que podemos, como revista internacional, levar ainda mais longe o eco das suas actividades, dando a conhecer e tomando como exemplo para o nosso público espanhol, a essência do MAC. Ainda não se perdeu o tempo das antigas tertúlias culturais, dos convívios entre artistas e os amantes da arte, como a celebração-festa do aniversário o confirmou. Agradecemos a distinção oferecida, um gesto simbólico que tanto nos comoveu, e não podemos deixar de apreciar a atenção dada a todos os detalhes, a sensibilidade e a beleza das estátuas-troféu (da autoria do grande mestre João Duarte ) e das distinções oferecidas.
Gostaríamos de vos felicitar uma vez mais pelo seu 14º aniversário, o que significam 14 anos de infatigávéis esforços, de inúmeros projectos e parcerias. Conhecendo bem o mundo das artes portuguesas, só podemos realçar a abnegação e a luta constante, as vezes contra as marés que o MAC sempre soube ganhar, sendo o seu ganho o ganho das artes portugueses.
Damos também os parabéns à Dra. Joana Paiva Gomes e desejamos que tenha todo o sucesso como responsável pelas relações exteriores. Acreditamos na sua competência e sensibilidade que brilharam neste evento.
Desejando cada vez mais uma maior visibilidade dos talentos portugueses, dos grandes Mestres e artistas emergentes que Portugal tem, no panorama artístico europeu, e alegrando-nos de podermos oferecer aos nossos leitores espanhóis uma incursão no mundo maravilhoso da arte portuguesa contemporânea, estamos sempre abertos a divulgar e promover a qualidade dos eventos artísticos realizados pelo MAC.
Em nome de todos os que formam o colectivo da revista Niram Art juntamo-nos à vossa celebração, que é a festa da arte e da cultura portuguesa.

Niram Art Magazine

Romeo Niram, Fundador
Rares Naghiu Barbulescu, Director
Mario Barangea, Chefe de redacção
Eva Defeses, Redactor
Thomas Abraham, Redactor
Javier de la Fuente, Redactor
Teresa Carvalho, Redactor
Ángeles Rodriguez, Redactor
Lora Haranaciu, Redactor
Sofia D’Addezio, Redactor

Caros Amigos

Com um grande abraço, agradecendo a Vossa simpática carta, vinda de uma Entidade que sabe e conhece o grande esforço e amor ao ofício, para se conseguir transmitir e defender as nossas ARTES e a LINGUA PORTUGUESA, no nosso país e no Mundo.
Obrigado á GRANDE revista cultural NIRAM ART MAGAZINE, á EVA DEFESES e a todos os Vossos demais colaboradores que subscreveram a carta, por nos continuarem a acompanhar e a divulgar tão de perto e testemunhar com conhecimento de causa o nosso trabalho.
A nossa parceria que Vocês têm sabido manter inteligentemente e com grande admiração, tem sido muito profícua para as Artes em geral e um grande reforço para a divulgação das ARTES PORTUGUESAS no mundo.
Continuem com o Vosso entusiasmo e esforço, pois servem de grande exemplo ao que infelizmente não é feito injustamente sobre a divulgação de tão nobre ofício, que são as artes em geral.
Muitos PARABÉNS, bem merecidos e o abraço de agradecimento e muito amigo nosso, do MAC e de todos os artistas e visitantes do MAC que muito os admiram e aplaudem.

Álvaro Lobato de Faria
Director Coordenador do MAC

Zeferino Silva
Director do MAC

Joana Paiva Gomes
Directora Adjunta do MAC

_____________________

Caro Pedro Inácio

Com um abraço, agradecendo esta sua simpática mensagem de uma pessoa que sabe e conhece o grande esforço e amor ao ofício para se conseguir transmitir e defender as nossas ARTES e a LINGUA PORTUGUESA, no nosso país e no Mundo.
Obrigado Dr. Pedro Inácio por nos continuar a acompanhar tão de perto e testemunhar com conhecimento de causa o nosso trabalho.
Álvaro Lobato de Faria
____________________
Caro Alvaro L. Faria
No decurso da minha actividade profissional, tenho constatado o seu empenho e o incremento do MAC, no universo das Artes Plásticas.
Reconhecendo este seu interesse pelo Conhecimento, sobretudo no âmbito artístico nacional, gostaria de felicitar o MAC pelo seu 14ª aniversário, fazendo votos que mais (novos) projectos possam continuar a dignificar essa Casa de Arte e a nossa Cultura.
Felicidades.
Um grande abraço

Pedro Inácio
MUSEU DA ÁGUA DA EPAL
____________________
Dr. Mendes Machado

Com um abraço, agradecendo este excelente testemunho de uma Entidade que sabe e conhece o grande esforço e amor ao ofício para se conseguir transmitir e defender as nossas ARTES e a LINGUA PORTUGUESA, no nosso país e no Mundo.
Obrigado Dr. Mendes Machado por nos ter acompanhado tão de perto desde sempre e testemunhado com conhecimento de causa o nosso trabalho.

Álvaro Lobato de Faria
____________________

Caros amigos do MAC,

Aproveito para agradecer mais uma vez a todo o MAC a surpresa que me fizeram com a atribuição do prémio "Personalidade Cultural 2008". Como referi na altura, "fui totalmente apanhado de surpresa", pois o segredo foi bem guardado!
Chegar à idade adolescente dos catorze anos nas lides da Arte (e muito concretamente das Artes Plásticas) é, por si só, em Portugal, um acto digno de louvor pelas várias dificuldades e obstáculos que se tem que enfrentar no dia-a-dia.
A divulgação de artistas portugueses em "casa" e no estrangeiro (sobretudo daqueles que parecem ter caído, desmerecidamente, no esquecimento - prémio atribuído ao já desaparecido Nelson Dias) e o apoio a artistas africanos têm sido as principais actividades do MAC.
Debruço-me especialmente nesta última, motivado por um comentário publicado no vosso blogue e que questiona a actividade do MAC no que diz respeito à Lusofonia e no apoio à língua portuguesa. Ora, não é só a atribuição do prémio "MAC Pintura 2008" ao Roberto Chichorro que constitui prova desta actividade lusófona. Nos muitos anos de colaboração que me ligam ao MAC, sobretudo no desempenho da minha actividade profissional em África, pude ser testemunha das actividades deste Movimento quer em Cabo Verde quer na Guiné-Bissau, das muitas amizades feitas e do carinho que muitos artistas, estudantes e professores universitários africanos têm pelo MAC. Nenhum deles, certamente, se oporia a este meu testemunho.
Quanto à atribuição do prémio "MAC 2008 Distinção" à revista romena "Niram Art", a divulgação da arte portuguesa que esta revista tem feito junto dos leitores romenos e internacionais, só por si, justifica este novo prémio (segundo noutra categoria).
Não cabe ao MAC substituir-se a entidades estatais que deveriam "seguir" o que se escreve no estrangeiro e os mais importantes "sítios" (eu gosto de lhes chamar "montras electrónicas") promovendo a tradução em língua portuguesa e a utilização da nossa língua no máximo de "montras electrónicas" estrangeiras. Só conheço um Observatório da Língua Portuguesa e até esse foi criado por um professor que não desempenha agora quaisquer funções oficiais para além de leccionar como tantos outros milhares de professores de Português. As repetidas e (até agora) insuperáveis dificuldades do IILP (Instituto Internacional de Língua Portuguesa) só podem confirmar este meu raciocínio.
Um exemplo gritante disto é (para ficarmos só pela Roménia!) o "Observator Cultural" (
www.ObservatorCultural.ro) que apresenta textos traduzidos em línguas como o holandês ou o polaco, mas nada em língua portuguesa.
Não querendo ser um mero advogado do MAC, mas também porque conheço o autor do texto e tivemos já várias e boas conversas em torno da língua e da cultura, não posso deixar de "lavrar" aqui o meu testemunho. O trabalho do MAC ao longo destes 14 anos e o que conheço dele assim o exigem!

Luís M. M. Machado
Ex-Conselheiro Cultural e de Imprensa
______________________

Sem comentários: