Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Palestra sobre "BRANCUSI" no ICRL

do filme "Brancusi"de Laurentiu Damien

Virgil Mihaiu,presidente do ICRL apresenta a palestra de Álvaro Lobato de Faria

Lobato de Faria faz o discurso de apresentação e abertura da palestra "Brancusi"


Ex.mos Srs.
Presidente do Instituto Cultural Romeno de Lisboa,
Virgil Mihaiu,
Presidente do Instituto Cultural Romeno de Madrid,
Horia Barna,
Adido Cultural Francês, Sr.Lefèvre,
Presidente da Sociedade de Língua Portuguesa, Dra. Elsa Rodrigues dos Santos,
senhoras e senhores:

Quero agradecer a oportunidade, que me deu para estar no Instituto Cultural Romeno de Lisboa, a que V. Ex.ª dignamente preside, de proferir a palestra sobre o grande Mestre romeno Constantin Brancusi, artista de quem a Roménia muito se deve orgulhar, inserida neste grande evento, onde será projectado o excelente filme “BRANCUSI” de Laurentiu Damian e inaugurada uma exposição de pintura do artista fundador da premiada revista “Niram Art Magazin” (“MAC’2007 Imprensa), pintor Romeo Niram, exposição a que deu o nome “Brancusi=MC2”.
O significado desta iniciativa não precisa de mais aprofundamento do que aquele que os seus promotores lhe transmitiram, ao transformá-lo num encontro que se espera ser bastante enriquecedor pelo seu aspecto cultural e didáctico.
O meu “Muito obrigado” e os meus sinceros parabéns pelo vosso digníssimo labor ao conciliar tão brilhantes eventos que deverão servir de exemplo ao que, infelizmente nos é dado observar em Portugal, sobre actividades culturais, no que refere especialmente às Artes Plásticas.
Congratulo-me, pois, por esta brilhante iniciativa, que constitui o exemplo de como as instituições públicas, devem funcionar, apoiando e divulgando todas as artes, neste caso específico, as Artes Plásticas e o Cinema.
Colocando-me à vossa inteira disposição para o desenvolvimento e promoção de outros projectos, que julguem convenientes no âmbito da divulgação cultural, nos espaços MAC, bem como com a colaboração dos nossos artistas, alguns dos quais aqui presentes, sendo muitos deles, ao longo dos anos, responsáveis por obras sem as quais a própria cultura portuguesa, dentro e fora do seu
País, não seria o que é, enriquecendo-nos com o seu talento.
Cumprimento e felicito V. Excelências
Obrigado.
Álvaro Lobato de Faria



do filme "Brancusi" de Laurentiu Damien



Troféu" MAC" oferecido ao Presidente do ICRL,Virgil Mihaiu

Sem comentários: