Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

domingo, 26 de agosto de 2007

CORREIO

foto de Rosa Reis
do livro "Percepção do Olhar"
Ao amigo Alvaro Lobato de Faria,
O valor de um amigo e de um profissional não está só naquilo que realiza mas também naquilo que se é como pessoa.
Pela sua sensibilidade, honestidade e caracter só pode ter a minha mais profunda admiração.
As horas e horas de conversa que temos tido só me enriquece como pessoa.
Continue a embelezar a nossa vida com a sua presença e através da arte.
O meu muito obrigado pela amizade que nos une.
Alberto Fernandes
________________________________________
Parabéns Álvaro, gosto de quem tem paixão
pelo que faz, que não pega com as pontas dos dedos.
Abraça, envolve de corpo e alma.
Boa sorte.
cumprimentos.
Saulo Silveira
______________________________________

From: galeriamac [mailto:galeriamac@sapo.pt]
Sent: domingo, 30 de Setembro de 2007 13:00
To: Margarida Ruas
Subject:
FW: {Disarmed} A enviar correio electrónico: M.A.C. – Movimento Arte Contemporânea
As Formas do Existir –
Retrospectiva de Nelson Dias
Boa Amiga Dr.ª Margarida Ruas
Junto envio matéria da próxima exposição do MAC que poderá ser histórica nas artes plásticas contemporâneas portuguesas. Trata-se da retrospectiva da obra de NELSON DIAS grande pintor português tão injustamente apreciado na altura, que faleceu em 1993 e que espero lhe seja feita a devida homenagem agora.
Com os meus melhores cumprimentos.
Álvaro Lobato de Faria
_______________________________________
-----Mensagem original-----De: Margarida Ruas [
] Enviada: quarta-feira, 3 de Outubro de 2007 16:35
Para: galeriamacAssunto:
RE: {Disarmed} A enviar correio electrónico: M.A.C. - Movimento Arte Contemporânea
As Formas do Existir - Retrospectiva de Nelson Dias
Meu Caro Amigo muitos parabéns.
Só assim se cumpre o futuro.
Um abraço.
Margarida Ruas
Directora do Museu da Água
Rua do Alviela, 121170-012 Lisboa
Tel. + 351 218 100 260
Fax:+351218100202
____________________________________________
Original Message -----From:
carlosdalem@neuf.fr
Sent: Tuesday, October 02, 2007 12:51 AM
Subject: Nelson Dias
Álvaro Lobato de Faria
Acho excelente a obra de Nelson Dias e a ideia da retrospectiva.
Quanto ao texto de apresentação....està perfeitamente à altura do resto, sublime!!!
Coragem e força....continua....
Espero que os convidados, conhecedores e outros passantes estejam igualmente ao nivel desta exemplar iniciativa.
Um grande abraço.
Carlos d'Além
Paris
_______________________
-----Mensagem original-----De: galeriamac [mailto:galeriamac@sapo.pt]
Enviada: domingo, 30 de Setembro de 2007 17:29
Assunto:
FW: {Disarmed} A enviar correio electrónico: M.A.C. - Movimento Arte Contemporânea
As Formas do Existir - Retrospectiva de Nelson Dias
Aqui vai a opinião muito válida de uma grande letrada brasileira, Profª. Drª Shirley Carreira que é catedrática da Faculdade de Letras da UNIGRANRIO –Rio de Janeiro
___________________________________
-----Mensagem original-----De: Shirley Carreira
Enviada: domingo, 30 de Setembro de 2007 14:36
Para: galeriamacAssunto: Re: {Disarmed} A enviar correio electrónico: M.A.C. - Movimento Arte Contemporânea As Formas do Existir - Retrospectiva de Nelson Dias
Álvaro
O teu texto externa a tua sensibilidade. É permeado por esse teu olhar que capta o belo onde nem todos são capazes de percebê-lo. Com isso, é um fluir de palavras muito belo, ao mesmo tempo extremamente preciso em seu objetivo, que fala à alma de quem lê.
Achei muito lindo, justo (pela visível beleza estética da obra do Nélson) e, principalmente, uma tocante homenagem a um artista.
Parabéns.
Gostei muito mesmo.
Shirley
____________________
Sent: Sunday, September 30, 2007 7:01 AM
Subject: FW: {Disarmed} A enviar correio electrónico: M.A.C. - Movimento Arte Contemporânea As Formas do Existir - Retrospectiva de Nelson Dias
Amiga Shirley
Envio-te matéria da próxima exposição do MAC que poderá ser histórica nas artes contemporâneas portuguesas. Trata-se da retrospectiva da obra de NELSON DIAS grande pintor português tão injustamente apreciado na altura, que faleceu em 1993 e que espero lhe seja feita a devida homenagem agora. Escrevi o texto do catálogo. Lê por favor e dá-me a tua opinião, que para mim é sempre muito importante. Vou-te dando notícias.
Álvaro
__________________________________

_____________________________
Assisti no dia 20 de Agosto às palestras sobre a vida e obra de Brancusi no Instituto Cultural Romeno de Lisboa.Foram palestrantes o Dr. Álvaro Lobato de Faria, Director Coordenador Cultural e Artístico do MAC-Movimento Arte Contemporânea e o Dr. Horia Barna, Director do Instituto Cultural Romeno de Madrid.A palestra do Dr. Álvaro Lobato de Faria foi brilhante pela sua extrema facilidade de comunicação, pela coerência e oportunidade do discurso, pela envolvência e coordenação dos temas, e figuração de imagens.No Dr. Horia Barna encontramos a monotonia das lições a que assistimos nos anfiteatros incómodos, a monotonia típica da falta de diálogo, o enumerar de conhecimentos das enciclopédias de bibliotecas antigas, de altos tectos, em que a verdadeira cultura estava bem longe do alcance de qualquer um, não pela qualidade, mas pela incapacidade de a fazer chegar...Responsáveis que somos por divulgar os bens culturais, não podemos deixar de aplaudir o Dr. Lobato Faria pela facilidade com que faz desabrochar em cada um de nós, não só o gosto de o ouvir, como o culto da pesquisa e do saber.Foi mais um valor adquirido para quem o ouviu, no dia 20 de Agosto a convite do Instituto Cultural Romeno de Lisboa, na pessoa do seu director, Dr. Virgil Mihaiu, a quem muito aplaudimos pela iniciativa.Parabéns, Álvaro Lobato de Faria!
Simões d'Abreu
_________________________________________________________________________________________________________________
Mensagem original-----De: alberto fernandes [..........] Enviada: quinta-feira, 30 de Agosto de 2007 14:45Para:
galeriamac@sapo.
Assisti no dia 20 de Agosto às palestras sobre a vida e obra de Brancusi no Instituto Cultural Romeno de Lisboa. Foram palestrantes o Dr. Álvaro Lobato de Faria, Director Coordenador Cultural e Artístico do MAC-Movimento Arte Contemporânea e o Dr. Horia Barna, Director do Instituto Cultural Romeno de Madrid.A palestra do Dr. Álvaro Lobato de Faria foi,como lhe é característica brilhante quer pela sua extrema facilidade de comunicação, quer pela sua sapiência, coerência e oportunidade do discurso, pela envolvência e coordenação dos temas, e figuração de imagens, um trabalho excelente e que confirma a sua extrema qualidade como conferencista e palestrante.Sem dúvida notável, que soube desde o inicio prender a nossa atenção e dignificando o excelente artista romeno Brancusi.No Dr. Horia Barna encontramos, além da arrogância e falta de postura, com um discurso enfadonho como se de uma aula se tratasse.Não era esse o objectivo.O seu discurso monocórdico, desinteressante, sem dizer bem ao que veio. Senti como se estivesse de volta aos bancos de escola, de uma universidade particular qualquer onde o interesse principal não é esclarecer.Pareceu-me que cultura para este senhor é só para as elites...mas que elites?.Deu a impressão que do seu saber pouco ou nada nos disse.Nós que somos amantes das artes e dos bens culturais, não podemos deixar de aplaudir o Dr. Lobato Faria pela facilidade com que faz sentir em nós o verdadeiro gosto do saber, não só o gosto de o ouvir, como o culto da pesquisa e,bem como, a sua excelência profissional e pessoal que faz dele um grande conferencista. Foi uma mais valia que nos tornou mais ricos culturalmente, foí um imenso prazer ouvi-lo no dia 20 de Agosto a convite do Instituto Cultural Romeno de Lisboa, na pessoa do seu director, Dr. Virgil Mihaiu, a quem muito aplaudimos pela iniciativa.Excelente, Álvaro Lobato de Faria!
Alberto Fernandes
____________________________________________________________________
Foi um prazer maior assistir ao acontecimento cultural do dia 20 de Agosto no ICRL dedicado ao grande escultor que foi BRANCUSI!Neste evento ouvimos com toda a atenção o Dr. Horia Barna expor de uma forma, diríamos um pouco fastidiosa para uma assistência ávida de conhecimento, um enumerar de “geometrias” e propostas de” projectos urbanísticos “ que Brancusi terá tido aquando da criação dos monumentos de Tarja-Jiu.Seria extraordinariamente enriquecedor para quem o ouviu conseguir reter e interiorizar esse enumerar de apontamentos, dignos de ser escritos em uma qualquer sebenta universitária.Acontece, porém que foi monótono, pouco ou nada comunicativo, e, correu mesmo, suponho o risco de ter tido um tempo morto e nada evocativo.O tempo em que decorreu a palestra do Dr. Lobato de Faria, felizmente, veio dar sangue novo a esta quente tarde de Agosto, e conseguiu através da sua extrema capacidade de comunicação e simplicidade de discurso repor a frescura possível numa tarde que se previa fastidiosa.Nem “catedrático”, nem distante, Álvaro Lobato de Faria despertou na assistência a vontade de saber e de saber mais…Esta é uma qualidade inerente a um pedagogo: saber fazer chegar a quem o ouve o seu conhecimento e despertar no ouvinte, não a vontade da desistência, mas o apetite de ouvir mais, de saber mais.Neste aspecto, como sempre, aliás, Lobato de Faria foi exemplar no seu modo de expor qualquer assunto.Estas qualidades são inerentes ao indivíduo.Infelizmente não se aprendem, admiram-se.Por fim, começamos encantados com o filme ”Brancusi” de Laurentiu Damien,de que esperávamos a continuação de frescura de comunicação que Lobato de Faria nos havia proporcionado, mas ao fim de uns minutos de uma sequência de imagens extremamente apelativas, chegou de novo a monotonia, o discurso descritivo que fez de um filme que anunciava, de inicio, uma poética em que iríamos reviver de novo a alma de Brancusi,Uma repetição quase exaustiva e cansativa de explicações “bibliotecárias” que em nada enriqueceu o fim de tarde.Fazendo o balanço de tudo isto, Lobato de Faria fez o núcleo de todas as atenções pela destreza com que expõe os seus enunciados e pela coerência formal do seu discurso.Congratulemo-nos com o que Álvaro Lobato de Faria nos proporcionou!
MiguelE.Morais
_________________________________________________________________________________________________________________-----Mensagem original-----De: roreis@clix.pt [mailto:roreis@clix.pt] Enviada: domingo, 26 de Agosto de 2007 11:04Para: galeriamacParabens Amigo Álvaro pela brilhante apresentação da tua palestra no ICRL.Beijinhos

RosaReis
__________________________________
De: Taia [mailto:taia@wnetrj.com.br]
Enviada: quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 13:22
Para: galeriamac
Assunto: Re: FW: [Casa Amarela 5B - jornal online] Miguel Barros no Museu da Cidade -Lisboa
Querido Àlvaro,
Muito bom mesmo o trabalho, e as críticas!!!! Como escrevem bem!!A matéria sobre o Brancusi, está ótima. Você bem que merece esse sucesso todo. É dedicado ao que faz, se entrega com paixão e isso é reconhecido e abençoado.
Um beijo
Marta
_______________________________________

1 comentário:

Ruela disse...

Obrigado pela visita Álvaro Lobato de Faria...é a minha forma de ser...é a base cultural que melhor define um povo, até as simples tribos se distinguem umas das outras pela sua atitude cultural.
A cultura não tem fronteiras definidas e identifica um povo, povo esse que sem cultura deixa de ser povo.
Lá estarei com os colegas, obrigado mais uma vez.
Um abraço.