Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Diálogos...

Num processo de memória agarrado ao espaço dos aromas, do toque e do registo das cores e culturas distantes deixo-me todos os instantes mergulhar nesta envolvência que me cerca e me abraça. O antes, o agora e o todo que me espera.
Para o desejo de menino de me ligar ao mundo pela dedicação ao trabalho na Saude e um desejo alimentado pelo espaço que me criou ligado à cor e à Arte, isso aconteceu.
Esse mundo levou-me à meditação e à escrita. Registos que ficam e nos marcam.
Já longe no tempo sempre na busca do conhecimento pelos Grandes Mestres, quer nacionais ou simplesmente Grandes Mestres na formulação de Épocas e Estilos Plásticos na História da Humanidade e neste aglotinar de conceitos, estilos e desenvolvimento pela progressão da Arte faz-se consistência deste todo que em cada um de nós artistas, críticos e promotores honestos e conhecedores desta Área tão exigente se deseja.
Esse conhecimento deve-se a um trabalho profundo da consciência e raciocínio. Obriga-nos a um trabalho ímpar. A investigação interna da mente, o do choque profundo e o de reunir das particulas, desenvolve-se e nasce-se de novo.
Chegados extenuados e revividos, é exactamente aqui que Homens Julgadores, Juízes de avaliação, honestos e igualmente parceiros de consciência e racíocinio assentes num julgamento de qualidade e valor, por vezes negando o que ontem era verdade, é não um acto de coragem mas isso sim, a Verdade. E a História está segura desses valores Humanos.
Pois pela mão de uma dessas Mestres (citação acima) cheguei a ti Álvaro. A Maria João Franco. E existe um previlégio. O de passar a tua avalição. Fazer parte do elenco do M.A.C. Essa é a avaliação do Homem, do Pedagogo, do Conferêncista, do Julgador.
Do Álvaro, o Amigo, junto-me ao grande número dos que te admiram e te protegem. Todos sabemos o Alto Grau que ocupas nas Artes Portuguesas e de avaliação internacional e são valores como tu Álvaro que fazem mudar a História. Bem hajas e nunca nos faltes, porque sem ti ficamos, o País e o mundo das Artes, muito pobres.
Registo um pensamento meu numa madrugada de Abril de 2001 que diz: nunca te arrependas de encontrar um pedaço de ti. Um abraço grande ao grande Amigo Homemde Ciência e Cultura.
João Abreu

----- Original Message -----
From: Maria João Franco
To: info@casamarela5b.com
Sent: Thursday, July 19, 2007 10:32 PM
Subject: Fw: A enviar correio electrónico: alvarolobatodefaria.blogspot.com

----- Original Message -----
From: Maria João Franco
To: Shirley Carreira
Sent: Thursday, July 19, 2007 10:23 PM
Subject: Re: A enviar correio electrónico: alvarolobatodefaria.blogspot.com
Shirley,obrigada pelas suas palavras.
O seu texto deixou de estar visivel porque eu tive que passa-lo para off-line para inserir uma fotos que o Álvaro me tinha pedido. Isso acontece quando ele me pede para alterar qualquer iten.
Há poucos dias ele telefonou-me em pãnico porque uma parte do blog tinha desaparecido. Afinal era eu que estava a trabalhar nele para o poder republicar.

Quanto a mim, tive a imensa felicidade de conhecer uma pessoa única que é o Álvaro com quem colaboro a cem por cento de alma e coração. Ele reune todas as características que eu considero imprescindiveis num ser para se poder construir um mundo melhor.
Reencontrei no Álvaro o que perdi com o desaparecimento de meu Pai que eu tanto adorava e de meu marido que era um excelente profissional como professor e pintor.
Posso assim ter a felicidade de poder trabalhar de uma forma aberta, sincera e sem preconceitos.
É uma honra maior ter um Amigo assim .
Em breve lhe enviarei alguns textos ,poemas e pintura de minha autoria.
Também lhe darei a conhecer a obra de meu Pai que era dramaturgo.
Enfim,uma vida... que a pouco e pouco lhe irei contando.
Receba um grande abraço
Maria João
----- Original Message -----
From: Shirley Carreira
To: Maria João Franco
Sent: Thursday, July 19, 2007 1:36 PM
Subject: Re: A enviar correio electrónico: alvarolobatodefaria.blogspot.com
Cara Maria João,

Bom dia! Não fiquei triste. Achei o blog lindíssimo. Apenas havia comentado com ele que há dias,por acaso, havia encontrado o blog na net e visto o meu texto na abertura e depois ele já não estava. Fico feliz por ele ser meu amigo e por meu texto estar lá no blog, eternizando a nossa amizade.
Também eu gosto muito daquele texto. Foi feito com o coração. Alvaro é um querido amigo. Apesar de nos vermos pouco, dada a distância física, ele está sempre na minha lembrança.
Parabéns pelo teu belo trabalho. O blog está lindíssimo e expressa o dinamismo e a beleza da alma de nosso amigo.
Aliás, o blog do MAc também está excelente. Espero que possamos nos ver um dia, quando eu retornar a Portugal.
Se puderes, escreva-me contando-me um pouco de ti também.
Terei prazer em ter mais uma amiga nessa terra que eu amo, que é Portugal.
Beijinhos

Shirley
----- Original Message -----
From: Maria João Franco
To: Shirley Carreira
Sent: Thursday, July 19, 2007 6:11 AM
Subject: Re: A enviar correio electrónico: alvarolobatodefaria.blogspot.com
Cara Shirley,bom dia!
Acabo de falar com o Álvaro e ele disse-me que a Shirley ficou um pouco triste com a colocação do seu texto.
Sou eu que estou a tratar do blog do Álvaro que surgiu da ideia de colocar não só o seu texto em destaque com a sua foto como um carinho para si.
O primeiro post que foi colocado foi precisamente o seu texto que eu pessoalmente acho optimo e comovente e depois o resto das fotos e os pequenos textos dos pintores e colaboradores.
Estive ontem todo o dia e com todo o carinho a recompôr no blog o post "Apologia a um mecenas do 3º milénio" que é precisamente o título do seu texto, para que a Shirley o pudesse ver antes de sair do Rio.
Reveja-o se tiver tempo, e verá que não terá razão para estar triste.
Aliás esse post foi feito a pedido do Álvaro em homenagem a si.
Um abraço
Maria João Franco
----- Original Message -----
From: Shirley Carreira
To: Maria João Franco
Sent: Thursday, July 19, 2007 12:27 AM
Subject: Re: A enviar correio electrónico: alvarolobatodefaria.blogspot.com
Cara Maria,

Muitíssimo obrigada. Visitarei todos os blogs com prazer.
Receba o meu abraço.

Shirley
----- Original Message -----
From: Maria João Franco
To: Shirley Carreira
Sent: Wednesday, July 18, 2007 5:08 PM
Subject: A enviar correio electrónico: alvarolobatodefaria.blogspot.com
Shirley,
o nosso querido Amigo Álvaro pediu-me que lhe enviasse o "blog" dele.
Ainda tem algumas falhas,mas já dá para matar algumas saudades.
Envio-lhe também o do MAC e já agora o meu.
É uma apresentação "virtual"...

http://www.movartecontemporanea.blogspot.com/
http://www.mariajoaofranco.blobspot.com/

Pode ainda aceder aos sites que mencionam o Álvaro no Google pesquizando :"alvaro lobato faria" e "alvaro lobato de faria". Assim acede a sites portugueses e estrangeiros.

Espero que nos conheçamos em breve.
Receba entretanto um abraço pela nossa comum a profunda Amizade e Admiração pelo Álvaro

Maria João Franco

A mensagem está pronta para ser enviada com os anexos de ficheiro ou ligação que se seguem:Atalho para: http://alvarolobatodefaria.blogspot.com/Nota: Para proteger de vírus de computador, os programas de correio de electrónico podem impedir o envio e a recepção de certos tipos de anexos de ficheiros. Verifique as definições de segurança de correio electrónico para determinar como são manipulados os anexos.

Sem comentários: