Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

sábado, 23 de junho de 2007

Apologia a um mecenas do terceiro milénio por Profª Catedrática Drª Shirley de Souza Gomes Carreira



Apologia a um mecenas do terceiro milénio

por Profª Catedrática Drª Shirley de Souza Gomes Carreira
"A thing of beauty is a joy forever
Its loveliness increases; it will never
Pass into nothingness...
"
Jonh Keats,Endymion



A Álvaro Lobato de Faria

A epigrafe que escolhi para este texto é parte de um dos mais belos poemas escritos por Keats. O poema é uma exaltação á beleza e o poder humano de criá-la,seja nas palavras do poeta, seja nas palavras do poeta, ou nos pincéis de um pintor.
Keats,assim como os Pré-Rafaelistas, concebia a obra de arte como uma reprodução do belo através dos sentidos. Apreciar a obra de arte, a beleza, requer que todos os sentidos humanos estejam a postos, em consonância com o olhar.
A magia do poema de Keats me faz ir mais além.Faz-me reflectir sobre a apreciação da obra de arte.Faço-o hoje por um motivo muito especial: homenagear alguém que conseguiu capturar com o olhar essa magia, esse encantamento que a obra de arte produz. São sessenta anos de vida. Uma boa parte deles dedicada á magia do belo, á relação transcendental da Arte com o homem. Com certeza, são sessenta anos que traduzem o ideal e a concretização dos sonhos de um homem no complexo mundo arte.
Se para produzir a arte é necessária uma exacerbação dos sentidos, conforme ensina Keats, para compreendê-la, divulgá-la e abrir espaço para novas formas de expressão artística há que ter uma sensibilidade extrema, á flor da pele; há que transpirar quotidianamente o sentido do belo.
Tudo isso tem sido a motivação maior na vida de Álvaro Lobato de Faria, Director Coordenador do Movimento Arte Contemporânea. A própria criação dos Espaços Culturais que dirige traduz essa percepção do belo elevada ao âmbito do encantamento, que só quem trabalha com Arte e pela Arte é capaz de compreender.
Como os pincéis e as letras andam juntos ( e Dante Gabriel Rossetti é um exemplo concreto dessa afirmação), Álvaro dialoga com as letras com a mesma facilidade com que dialoga com a pintura e a escultura, deixando as marcas de sua presença nas entrevistas que concede, nos textos que escreve, nas palestras que tem feito em Portugal e em outros países.







Há exactamente três anos,tive a honra de conhecê-lo, em uma admirável palestra feita por ele no Encontro Internacional "A representação da imagem feminina", promovido pela Universidade Estadual de Londrina, no Brasil, ao qual compareceu como convidado especial.
Na ocasião, impressionou-me a sua versatilidade, a sua sensibilidade e a sua impressionante intimidade não só com o mundo das artes , mas também com o mundo das letras.
Reportando-me às palavras ditas por ele na ocasião , recordo o carácter único da obra de arte: a capacidade de veicular um universo em que o fictício e o real não se distinguem, tornando-se uma alternativa possível ao mundo em que vivemos, o qual só atinge a sua verdadeira dimensão após a transfiguração operada pela obra de arte.

Desejo que, neste momento tão importante para a sua vida, Álvaro possa continuar a respirar e transpirar o belo; que a beleza continue a ser a essência da sua existência, e que ele continue a nos presentear com a expressão continua do seu brilho interior, com a precisa percepção do seu olhar,pois, como nos ensina Keats,"the poetry of earth is never dead"
Rio de Janeiro,11 de Novembro de 2003
Prof.ª Drª Shirley de Souza Gomes Carreira
Coordenadorado Curso de Letras da UNIGRANRIO

texto para PERCEPÇÃO DO OLHAR
fotos de Rosa Reis

Apologia to a third-millennium maecenas


A thing of beauty is a joy forever
Its loveliness increases; it will never
Pass into nothingness…

John Keats, Endymion

To Alvaro Lobato de Faria


The epigraph I have chosen for this text is part of one of the most beautiful of Keats´ poems. It is the exaltation to Beauty and to human power to produce it, either through a poet´ s words or by means of a painter´ s paint- brush.
Keats, just like the Pre-Raphaelites, understood the work of art as a kind of reproduction of Beauty through the five senses. Enjoying a work of art, beauty itself, requires a readiness from the senses, in a perfect harmony with sight.
The magic of Keats´ poems makes me go ahead. It makes me think about the work of art´ s appreciation. I have got a special reason for that: to pay homage to someone that has being able to capture that magic; that charm, in his eyes. To celebrate sixty years of a life devoted to Beauty, to the transcendental relationship of man with Art. Surely, those years point out to the ideal and the fulfillment of a man´ s dreams in a very complex world.
If, to produce Art, an overflow of the sense is necessary, as Keats has taught us, to understand it, to diffuse it and to open space to new forms of artistic expression, it is equally essential to show an extreme sensibility and transpire the meaning of Beauty daily.
All that has been the main motivation in the life of Álvaro Lobato de Faria, Director Coordinator of The Contemporaneous Art Movement (Movimento Arte Contemporânea). The creation of the Cultural Spaces themselves, which he directs, translates that perception of Beauty elevated to the degree of enchantment, only possible of recognition for those who deal with Art and make it their means to understand the world.
As paint-brushes and letters walk together (and Dante Gabriel Rossetti is a concrete example of it), Álvaro takes a dialogue with the Letters as easy as he does it with painting and sculpture, leaving his personal traits in the interviews he gives, in the texts he writes, in the lectures he undertakes in Portugal and in other countries.
Three years ago, I got extremely honored in meeting him during an admirable speech he made at the International Seminar “A representação da imagem feminina”, promoted By the University of Londrina, in Brazil, to which he was a special guest.
On that occasion, I got impressed with his versatility, his sensibility and his impressive intimacy not only with the world of Fine Arts, but also with the world of Letters.
Referring to the words he himself said at that time, I remember the unique aspect of a work of art: the capacity to unveil a universe in which fiction and reality are not distinguishable, becoming a possible alternative to the world in which we live; a world whose true dimension is only understandable after the transfiguration promoted by art.
I wish him, at this special moment of his life, to go on breathing and transpiring Beauty. I actually wish it to go on being the essence of his existence, so that he can gift us the expression of his continuous inner brightness, the precise perception of his sight. According to Keats, “the poetry of earth is never dead”.


Rio de Janeiro- Brazil, November 11, 2003.


Prof. Drª. Shirley de Souza Gomes Carreira
Coordinator of the Faculty of Letters at UNIGRANRIO










Álvaro, nesta tua forma de extremar os sentimentos, nesse teu jeito de descobrir a arte e a vida,o que queremos que fique é a tua verdade.


Elsa Rodrigues dos Santos



Ao Álvaro, ao MAC
Ao companheiro nesta luta de descobertas.
A nossa arte, depositamo-la agora nas suas mãos.Sirva-a quente
Figueiredo Sobral














































Dr. Álvaro Lobato de Faria, um profissional incansável, que vive com paixão tudo o que faz.Um homem de uma grande sensibilidade, sempre justo e integro,solidário e generoso. Um verdadeiro privilégio tê-lo como amigo!
Elisabeth Teixeira Lopes












O Dr. Álvaro Lobato de Faria é, para mim, uma figura singular, como única é a sua dedicação ao MAC - Movimento Arte Contemporânea, universo que muito deve à sua determinação constante e destino dos seus mais delicados e profundos afectos
Bárbara Guimarães

















Já Rousseau dizia que "para conhecer os homens torna-se necessário vê-los agir"Precisamente o agir do meu querido amigo Dr. Álvaro Lobato de Faria, evidencia a sua grandeza de espírito, a sua enorme sensibilidade e generosidade, expressas no amor que põe na plena entrega da sua vida à divulgação das artes plásticas e seus criadores.
Conceição Valdágua













Nas ondas do meu ser
E para todo o sempre,
Eu canto bem alto um hino
Ao Dr. Álvaro Lobato de Faria
A sensibilidade, a inteligência,
A fraternidade
Hilário Teixeira Lopes






































Álvaro Lobato de Faria é um homem de iniciativa, dinâmico, importante na divulgação da arte e dos artistas plásticos.É um dos homens que mais tem feito pela arte e que tem dado importante contributo para resolver a crise dos critérios de legitimação em que o mundo da arte está mergulhado. Para mim é um privilégio tê-lo como amigo. Guardo-o, bem, no meu coração.
Dina Aguiar




Álvaro Lobato de Faria é uma pessoa envolvente e afável e que muito me apraz ter como amigo.Profissionalmente é um exemplo de honestidade e seriedade.É um homem preocupado não só em vender mas sobretudo em promover os artistas com quem trabalha. É uma honra fazer parte do naipe de artistas e mais do que isso, partilharmos da sua amizade.


Onik






Um homem repleto de sensibilidade e sedução, que defende e estimula os seus artistas, como se dele fossem filhos.


Obrigada, Álvaro, para mim és,acima de tudo um grande amigo!
Luisa Nogueira




































Álvaro é a pessoa mais generosa que conheço! Corre todos os riscos para ajudar os amigos e os artistas ( não olha a meios, pondo em risco a sua saúde)!
É de uma sensibilidade única
e o amigo fidelíssimo e incondicional!
Gracinda Candeias


Álvaro: o Amigo de Sempre e para Sempre.
Teresa Mendonça





















Álvaro Lobato de Faria revela-se ser um grande impulsionador da arte e um admirável amigo dos artistas. Registo aqui, com carinho, o meu sincero reconhecimento e grande admiração. O meu bem-haja e muita e muita paz.


Eduarda Filhó

É de salientar a grande dedicação e paixão com que faz as coisas. Lobato de Faria é acima de tudo um grande amigo dos artistas.
Alberto Gordillo











Onze anos já, e lá vai, sempre em movimento, o homem dos onze espaços: primeiro, uma galeria, depois outra e ainda mais espaços de encontro e intercâmbio: Álvaro ou a arte de criar - um público.
Alfred Opitz



























Em Álvaro Lobato de Faria, reside a amizade, o sentir da arte, a inteligência das ciências, o sentido do dever, num universo repleto de franqueza, o amor pelo próximo e vontade interior de viver.
Zeferino Silva





Álvaro,amigo del alma, claro azul.
Juan Sanchez López















De raiz se constrói a "montanha".Um grande abraço sem tempo ao Álvaro


Carmo Pólvora



O dom da palavra não é um dos meus atributos.Como dizia o nosso querido Hogan. Quando instado a dar entrevistas dizia:"Falar de pintura não sei...eu pinto". Falar do amigo e galerista Lobato de Faria é quase a mesma coisa.Não cabe em duas,três linhas o carinho e a amizade que se tempor uma pessoa que deixa para segundo plano o aspecto material dando primazia à amizade pelos artistas com quem trabalha e á divulgação do trabalho desses mesmos artistas


António Carmo




Álvaro,de tus puertos parten sin césar hermosas carabelas cargadas de sincera amistad y solidariedad fraterna.ii yo te saludo Capitan de la esperanza.
Alberto Cédron









Ser pintor é dar de si e transmitir para a tela a sensibilidade da alma através do seu dom.Saber entender, valorizar, enaltecer essas obras,só pessoas de carácter nobre, como o Dr. Álvaro Lobato
Luís Aniceto
















Partilho com o Álvaro Lobato de Faria um código incondicional que poucos experienciam.Uma linguagem feita de palavras certas, de sinais que mostram que só a amizade que nos une permite
João Duarte

Ao meu querido Álvaro Lobato de Faria,com os meus agradecimentos pelo grande contributo que está a dar no panorama das artes pláticas da nossa terra.Um grande abraço.

António Inverno



Para um grande Amigo e porque nos une uma interminável afeição e dedicação á arte de Portugal, esta memória da Assembleia da República que o Álvaro me ajudou a enriquecer

Adelina Sá Carvalho - Secretária Geral da Assembleia da República - 26-3-2002






























Espaços Simultâneos"





ao Álvaro

nas sombras te encontro,Amigo
E é como se eu aí estivesse.
Rasgas o som com teu grito
e o grito
em mim vibra
como se eu aí estivesse.

Pura osmose:
como se o som e a cor estivessem
num universo onde eu não estou


e tu te encontras.
membrana sem limite!

Maria João Franco








__O Gonçalo e o Nuno,os netos do Álvaro Lobato de Faria__

Sem comentários: